4 SOLUÇÕES PARA ALIVIAR AS ARTICULAÇÕES

A dor nas articulações prejudica a energia, o humor, o sono e até a acuidade mental. Como mitigá-lo?

Artrite ataca independentemente da idade, sexo ou condição física, reivindicando muitas vítimas. Segundo a Sociedade de Artrite, mais de 6 milhões de canadenses sofrem com isso, ou um em cada cinco adultos. E prevê-se que até 2035 a proporção de pessoas com artrite aumentará em 40%. 

Esta doença complexa abrange mais de cem condições que afetam as articulações, as formas mais comuns das quais são artrite inflamatória e osteoartrite. Embora diferentes, eles geralmente são confusos. “A artrite é uma inflamação das articulações, na maioria das vezes de origem auto-imune, explica Dr. reLaëtitia Michou, reumatologista da CHU de Québec-Université Laval. A reação inflamatória geralmente ocorre na forma de crises, com períodos de calmaria. Causa dor, inchaço, rigidez, vermelhidão e calor. Com o tempo, a artrite causa deformação das articulações e perda de amplitude de movimento. O envolvimento é geralmente bilateral. A dor da artrite ocorre à noite e atinge o pico no início do dia. A rigidez matinal impede que os pacientes realizem as tarefas mais simples, como abrir uma jarra ou uma torneira. A dor diminui durante o dia e depois se intensifica à noite. 

A osteoartrite, por outro lado, é caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que protege as articulações. A osteoartrite tem sido associada ao envelhecimento, mas agora sabemos que o uso repetido de uma articulação, certas lesões e excesso de peso podem desencadear isso. Os sintomas da osteoartrite são principalmente dor, rigidez, inchaço e limitação de movimento. “Ao contrário da artrite, a dor associada à osteoartrite é mais intensa durante o dia. Ausente ao acordar, aumenta de acordo com as atividades. O descanso alivia a dor. 

Não existe um tratamento único para superar a dor da artrite, nem pode ser 100% controlado. Por outro lado, podemos aliviar – e muito! – a sensação dolorosa quando se encarrega disso. Existem diferentes maneiras de fazer isso. Cabe a todos descobrir quem os alivia … 

1 Medicamentos

Artrite e osteoartrite não podem ser curadas, mas muitos medicamentos aliviam a dor. No topo da lista, acetaminofeno e medicamentos anti-inflamatórios. “Tomados regularmente durante as horas do dia em que você sente dor, eles podem aliviá-la ou até evitá-la em caso de osteoartrite se você tomar o medicamento 30 ou 60 minutos antes do início de uma atividade”, diz o Dr. Michou. . Se esses medicamentos não funcionarem, você pode prescrever comprimidos ou injeções de cortisona para interromper o ataque. Em casos extremos de osteoartrite, você pode fazer uma cirurgia para substituir a articulação por uma prótese. ” 

Quanto à artrite, o tratamento dos sintomas é o mesmo. Mas, diferentemente da osteoartrite, existem medicamentos, incluindo agentes anti-reumáticos de ação lenta (por exemplo, metotrexato) para tratar a causa. “Eles não evitam convulsões, mas retardam o processo que causa inflamação, o que ajuda a reduzir convulsões, sintomas e deformidades”. Pedimos ao nosso médico.

2 Nutrição

Segundo o fisioterapeuta Denis Fortier, manter um peso saudável é um imperativo no tratamento da dor. “O excesso de peso impõe uma sobrecarga nas articulações de carga (quadris, joelhos, tornozelos, pés), o que piora sua condição. A obesidade também cria um ambiente propício à inflamação. Perder apenas 5% do seu peso ajuda a reduzir a pressão nas articulações e a reduzir significativamente a dor e as limitações funcionais em pessoas com artrite. ” Os hábitos alimentares também têm impacto na dor. “Alguns alimentos promovem inflamação, enquanto outros a reduzem neutralizando certas substâncias que a causam”, diz a nutricionista Kim Arrey. Por exemplo, de acordo com vários estudos, 

Outra pesquisa recente também mostra que comer qualquer peixe é benéfico. A boa idéia para reduzir a inflamação: inspire-se na dieta mediterrânea, que se destaca por peixes, frutas, verduras, legumes e azeite de oliva. Finalmente, de acordo com alguns estudos, os probióticos (especialmente encontrados em iogurte e kefir) ajudam a combater a inflamação. ” Por outro lado, limitamos alimentos e bebidas ricas em açúcar e gordura, além de carnes vermelhas, que agravam a inflamação. 

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3 atividade física

É difícil acreditar, quando estamos com dor, que a atividade física pode melhorar nossa condição. E ainda … “O exercício é uma ótima maneira de aliviar a dor nas articulações e evitar que a situação piore”, diz Denis Fortier. Em suma, só porque você está com dor não significa que você precisa parar de se mover para poupar suas articulações. Pelo contrário. A movimentação diária reduz a dor graças à produção de endorfinas, preserva a flexibilidade, mantém a mobilidade das articulações, mantém a massa muscular apoiando as articulações e ajudando na coordenação e no equilíbrio. A única precaução: selecione exercícios adequados à sua condição. 

“A atividade física não precisa ser intensa para ser benéfica para as pessoas com artrite”, diz o fisioterapeuta. Uma caminhada diária de 15 a 20 minutos já é suficiente. O importante é ouvir o seu corpo e modificar a duração da atividade de acordo com a sua dor: ela deve permanecer tolerável. Também é possível dividir os períodos de atividade em várias sessões espalhadas ao longo do dia. Sugerimos combinar diferentes tipos de exercícios: exercícios específicos para trabalhar a força muscular, equilíbrio e mobilidade com atividades físicas mais gerais, como caminhar, nadar, dançar ou ioga. Alguma sugestão? Obtenha um pedômetro para medir seus passos. Os especialistas recomendam 10.000 etapas por dia. Estamos buscando esse objetivo aumentando gradualmente o número de etapas. ” 

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